Sua Persona, O Consumidor

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Em marketing aprendemos que para se comunicar bem com seu Público você precisa definir bem o seu perfil, agora se fala muito em “persona”.

Então, saber sobre quem é; sua idade; sexo; gênero; cor; bandeira social; seu estado civil; se tem filhos; como sua família é formada; conhecer seus hábitos; o lugar onde mora; os lugares por onde passa; suas mídias preferidas; o ambiente que gosta de comprar; sua forma preferida de pagar; seu jeito de comprar; enfim, inúmeras outras características é desejável saber.

Mas, o que o profissional esquece é que por trás de todas essas informações existe um ser humano que números e dados estatísticos não falam por ele. Por isso, que por mais que se mude a forma de vender, que as tecnologias favorecem o acesso ao produto e/ou ao serviço para essa “persona”, algumas coisas e alguns produtos, ainda serão melhor valorizados quando forem vendidos ou comercializados por um outro Ser Humano. Porém, preste bem atenção, eu quis dizer HUMANO HUMANIZADO.

Ficou confuso? Eu explico, tem muito vendedor atendendo no modus operandum automatic, isso mesmo! “Modus operandum automatic” – comando máquina. Isso porque, esquece que a sua frente esta um consumidor que pensa, fala e quando mal atendido não anda, corre.

Esse profissional não entende que vender um produto ou serviço é ser o representante de uma Marca, ou de pessoas que fizeram um esforço descomunal e inúmeras pesquisas para o desenvolvimento daquele produto e serviço, de um empreendedor corajoso que dedicou uma vida a abrir seu negócio, e que muitas vezes, colocou todo seu pão de cada dia ali, naquele empreendimento. Esse vendedor não se deu conta que o consumidor a sua frente esta buscando resolver um problema que esta tirando seu sono, que esta realizando o sonho de uma vida, ou que naturalmente, esta a procura de alguma coisa que o satisfaça em um momento que o vazio lhe toma a alma, ou simplesmente, porque pode se dar o prazer de “gastar como quiser” seu suado dinheiro.

Também, não percebeu que sua profissão lhe coloca na melhor condição que se poderia estar para “ajudar o outro”, e que não precisa ser um trabalho voluntário não remunerado, porque alguns vendedores recebem uma soma considerável por suas altas comissões conquistadas.

atendimento humanizado

O Modus Operandum Automatic faz o atendimento não passar de um simples tirar pedido ou passar no caixa. Por isso, é preciso despertar a habilidade que todos nós em qualquer profissão temos – a de SER HUMANO. Quem tem essa habilidade é um CAMPEÃO EM QUALQUER COISA QUE FIZER.

“Ser” Humano é dar um atendimento Humanizado.

E isso, faz com que o profissional seja empático, que se ocupe no seu tempo de dar atenção as necessidades e urgências do outro, que se importe com o outro que vem até ele em busca de algo, que valorize o esforço organizado de todos os criadores, empreendedores, investidores, produtores e envolvidos para que haja um produto ou um serviço para se VENDER. E tem serviço que promove a cura e o bem-estar.

Imagine-se em uma papelaria e alguém entrando desesperadamente atrás de uma caneta que escreva macio, fino, diferente e em tinta preta. Será que uma caneta simples esferográfica resolve, aquela que custa uns R$ 2,50? E por que alguém desesperado por uma caneta? Porque era uma noiva à espera do seu casamento há 11 anos e que decidiu escrever em cada envelope o nome de seus convidados e para ser mais encantador, contratou um motoboy para fazer cada entrega. De repente, se dá conta de que não pode escrever com qualquer caneta, tem que ser “a caneta”, que sua letra fica mais bonita quando a caneta é fina e tem que ser preta porque o envelope é de cor prata; porque ela SONHOU QUE SERIA ASSIM. E o vendedor sabe disso? Talvez saiba de todos os dados estatístico, talvez pense que a empresa já o direcionou perfeitamente para a “persona” e que sua função seja apenas mostrar onde ficam as canetas. No entanto, a noiva se depara com um vendedor Humano Humanizado que a vê aflita e lhe pergunta, o que posso fazer por você?

O QUE POSSO FAZER POR VOCÊ?

Ao saber de toda a aflição da noiva usa sua habilidade humana e diz:

– Aqui tem uma caneta que você poderá repor a tinta quando acabar, ela tem refil, experimente! Veja se te atende. Leve e se não gostar traga de volta. Não se preocupe, vamos encontrar para você o quanto antes o que vai te atender. Tome uma água enquanto providenciamos a embalagem.

Uma simples caneta para a papelaria, para o vendedor, mas a realização do sonho de uma mulher prestes a se casar após 11 anos de idealização do momento.

Percebe amigo a diferença? Isso é ser um vendedor Humano Humanizado que vai além das estatísticas da “persona”, ele é especialista em atendimento e venda para Humanos. Isso é fazer a diferença, isso é ser VENDEDOR.

Vendas, Uma Filosofia De Vida!

Vendas é minha vida!

Boas vendas para você Humano Vendedor Humanizado.

Estamos na torcida pelo seu sucesso. Beijos no seu coração.

 

 

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